Motivado pelo Gurps Riverworld, há anos tenho vontade de ler a série Riverworld de Philip José Farmer. Finalmente, consegui colocar Riverworld no topo da fila e acabei de ler o primeiro livro da série.
Para quem nunca ouviu falar, a série se passa em um planeta onde todas as pessoas que já viveram na Terra renascem às margens de um imenso rio que circunda o planeta. Nesse cenário, pode-se encontrar Mata Hari, Cristovão Colombo e o Bozo interagindo normalmente, se é que isso é possível.
Apesar de parecer esotérico, eu (que li o livro!) garanto que não é. A contrário disso, o livro explora a situação de forma bem centrada, e, ouso dizer, não deixa escapar nenhuma maluquice digna de nota.
Ainda mais interessante no livro, é o seu protagonista: Richard Burton, o explorador da era vitoriana. O autor poderia ter escolhido qualquer figura histórica, porém preferiu selecionar Burton, cuja vida em nosso planeta é tão ou mais controversa quanto aquela apresentada em Riverworld.
Um último aviso: Fiquem longe de uma minissérie recém lançada sobre o livro (2010). Pois além de sua produção ser muito ruim, a série estraga boas surpresas e mistérios da obra.
Ronaldo vs o Pato
Há 15 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário