segunda-feira, 20 de abril de 2009

boom

Oracle compra a Sun.

" On April 20, 2009, Oracle announced it has entered into an agreement to acquire Sun Microsystems (Sun). The proposed transaction is subject to Sun stockholder approval, certain regulatory approvals and customary closing conditions. Until the deal closes, each company will continue to operate independently, and it is business as usual.

The acquisition combines best-in-class enterprise software and mission-critical computing systems. Oracle plans to engineer and deliver an integrated system—applications to disk—where all the pieces fit and work together so customers do not have to do it themselves. Customers benefit as their system integration costs go down while system performance, reliability and security go up. "


Pouco tempo após a Oracle ter adquirido a BEA, a Sun ter adquirido a MySQL e a IBM ter flertado com a compra da Sun, a Oracle compra a Sun.
Estranhamente para a Oracle o portifólio da Sun vem a adicionar uma terceira linha de repetição em alguns produtos, como os servidores JEE, a Oracle já tinha o OC4J, comprou a BEA ficou com o Weblogic e agora leva a implementação de referencia: Glassfish.
Pior para os bancos de dados, o MySQL que sem dúvida é um dos bancos mais famosos, principalmente no mundo FOSS devido a popularização do stack LAMP agora pertence a Oracle, que era um grande rival nessa área, o que acontece com o MySQL ?
Além disso a Oracle leva um sistema operacional e o carro chefe principal da Sun que é sua linha de servidores.

Toda essa gama de produtos vindos com a compra da Sun faz com que a Oracle seja um competidor direto da Microsoft em várias áreas conforme a lista asseguir:
  1. Solaris vs Windows
  2. Open Office vs Office
  3. Oracle DB / MySql vs SQL Server
  4. Java, EE vs C#, .NET
  5. JavaFX vs Silverlight
Alem claro de deixar a Oracle em posição confortável para desafiar a IBM na venda de soluções de negócio com máquinas servidores e stack JEE. A cereja no topo do bolo é que a Oracle agora é detentora dos direitos do Java. Qual será a política da empresa com relação ao Java?

Nenhum comentário: