sábado, 28 de fevereiro de 2009

Quadrinhos: Northlanders

Para quem gosta de histórias medievais há um grande vazio no atual mercado de quadrinhos. As recentes histórias do Conan não agradam tanto como na áurea fase de Roy Thomas e John Buscema e, salvo alguns obscuros quadrinhos europeus, o mesmo pode ser dito para o restante do gênero medieval na nona arte.
Porém, em 2007, Brian Wood, autor de DMZ, iniciou uma série de quadrinhos que preenche em parte essa carência de quadrinhos medievais. Tratando especificamente de Vikings, Northlanders (o título da revista) traz arcos de histórias independentes que se passam em períodos distintos da Idade Média. Cada arco dedica-se a contar uma história "nórdica" fechada, centrada em um único personagem. Em alguns aspectos, Northlanders lembra as antigas histórias do Príncipe Valente, exceto na quantidade de violência, sexo e crueldade apresentadas.
Até então, há apenas 3 arcos publicados, pois o título segue o formato de arco "grandes" separados por um arco pequeno. As histórias publicadas são as seguintes:
  1. Edições 1 a 8: "Sven, The Returned" trata de um nórdico que vivia como mercenário no Império Bizantino, até regressar em uma caçada a seu tio, que roubou a herança deixada por seu pai.
  2. Edições 9 e 10: "Lindisfarne" conta a história de um garoto e o saque de um monastério em 793 AD.
  3. Edições 11 a 16: "The Cross + the Hammer" é a história de um irlandês que usa táticas de guerrilha contra uma força de ocupação Viking nos arredores de Dublin.
Essa sugestão é mais uma amostra da qualidade dos quadrinhos fora do mainstream, trazidos por autores como Mark Millar, Brian Wood, Brian K. Vaughan, etc. Para quem está cansado de super-heróis, vale a pena conferir.

Nenhum comentário: