Zélia Cardoso de Mello
Plano Collor, quem não lembra ?
Em tempos de crise medidas extremas são necessárias! Abaixo segue um link com uma entrevista concedida pela ex-ministra em 2006 à Istoé Dinheiro.
Mas, da onde eu desencavei a Zélia ???
Bem ouvi seu nome hoje em uma conversa de cafézinho, o interlocutor me avisava com semblante preocupado e sério sobre uma possível retenção do FGTS. Não acho que isto vá acontecer, porém, vale lembrar que apesar de amargo o remédio ministrado pela então ministra (que frase tosca), o "confisco da poupança", foi uma dentre as várias medidas que permitiram a implantação do plano real nos governos Itamar->FHC.
"Zélia Cardoso de Mello,a mulher mais poderosa que o Brasil já conheceu. Entre março de 1990 e maio de 1991, enquanto foi ministra da Fazenda, essa dama de ferro esteve à frente de uma autêntica revolução – e não há outra palavra para resumir o que ela fez em tão pouco tempo. Com Zélia, o Brasil abriu-se às importações, descobriu as privatizações e modernizou sua indústria. Foi também na era Zélia que o País testou o pacote econômico que entrou para a história com a inglória marca do “confisco”. Mas, se o plano não eliminou a inflação, ao menos preparou terreno para o Real e evitou algo pior: a hiperinflação. Só isso já bastaria para que a ministra Zélia fosse reconhecida como alguém que assentou tijolos importantes na catedral da estabilização."
http://www.terra.com.br/istoedinheiro/475/economia/zelia_esta_voltando.htm
Ronaldo vs o Pato
Há 15 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário