domingo, 30 de novembro de 2008

Obama considera cancelar Ares

Artigo em Inglês, o presidente eleito dos USA estuda cancelar o programa espacial... começa a babaquice...

http://gizmodo.com/5100027/obama-considering-ares-cancellation-orion-scale-back

Remember: Spock's Death

Foi um dia ruim para todo mundo...


sábado, 29 de novembro de 2008

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

TV: O que aconteceu com a boa ficção?

Star Trek: sem nada inédito por um longo tempo... (ok, o filme vai mudar isso...)
Farscape: um grande conceito. Inovadora. Mas por algum motivo foi cancelada!
Stargate: excelente franquia, mas está na sua reta final rumo ao desaparecimento.
Battlestar Galactica: sem comentários, pois não é ficção científica. Se assemelha mais a gibberish do que qualquer coisa.
Lost: vulgo papa-otário ( eu também já fui um!), ou "me engana que eu gosto". Tenta prender a audiência na base do mistério, lançando um monte de babaquices não explicadas.

Com isso em mente, cabe a reflexão: como é que o cidadão comum, aquele cara simples e discreto, que passa mais de 80% de seu tempo (livre, ou não) em seu quarto, tomando Coca-cola, gravando e catalogando seus vários DVDs, num ambiente artificialmente controlado(por um ar condicionado que pode ser ligado do trabalho!) pode ser feliz nesse momento trágico da história da TV mundial?
A resposta é simples: basta olhar para o passado!
Consegue imaginar uma série onde cada episódio apresente uma doideira inexplicável diferente? Não, não estou falando de Lost novamente, mas sim de Twilight Zone.
You're traveling through another dimension, a dimension not only of sight and sound but of mind; a journey into a wondrous land whose boundaries are that of imagination — Next stop, the Twilight Zone.
Essa série, original da década de 50, é composta por episódios independentes que duram cerca de 20-30 minutos. Ou seja, como não dá para perder tempo com besteiras, a série vai sempre direto ao ponto, com episódios geniais e bem estruturados. As doideiras apresentadas quase sempre não são explicadas, pois o foco aqui não é explicar, mas sim entreter, através das reações dos personagens. 
Aliás, que personagens! É no mínimo interessante ver bons atores como Lee Marvin, Charles Bronson, Willian Shatner (ok, alguns não tão bons assim), entre outros, em início de carreira, em papéis inusitados.
As histórias de cada episódio variam desde o normal inusitado, passando pelo inusitado normal, até o inusitado fantástico. Exemplos?
  • 20 anos após a WW2, um ex-capitão nazista volta para Dachau, para encontrar velhos "amigos";
  • um episódio que se passa em 1890, retratado na forma de cinema mudo;
  • o julgamento de um homem no futuro, acusado por ler livros;
  • um soldado Confederado que tem a chance de vencer a guerra de Secessão, fazendo um pacto com o diabo.
Alguns ainda poderão criticar o fato da série ser em preto & branco, apesar das histórias contadas compensarem qualquer deficiência tecnológica da época. Mesmo assim, para os incomodados com isso, há a possibilidade de se assistir os episódios da década de 80 ou de 2002, pois a série teve 3 "encarnações"! (a série da década de 80 é excelente, mas a de 2002 não é tão boa assim...)
Lembrando também que nos episódios da série original há sempre uma sinistra introdução de Rod Serling.
Por último, vale ainda mencionar a série irmã Outer Limits, que é mais Ficção Científica "Hard" e um pouco menos fantástica, mas é muito boa também.

Chuva

A falta de políticas sérias de planejamento urbano tem nos apresentado um verdadeiro show de horrores com os eventos ocorridos em SC. Conversando com o Coronel hoje no almoço ele comentou algo que tive de concordar na hora, segundo ele a maioria das pessoas atribuem os fatos ocorridos somente à chuva em si e não a falta de infraestrutura, o video abaixo não é de SC mas sim da Austrália. A política de planejamento na Austrália deve ser superior a nossa, muito superior.

Engenharia de Destruição em Massa

Vader vs Picard

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Dica de Quadrinhos: Y: The Last Man

Motivos para ler Y: The Last Man:
  1. A premissa da obra é surpreendente: na história, todos os portadores de um cromosso Y morrem, exceto um cara e seu macaco de estimação!
  2. TEM fim: ao contrário dos tradicionais quadrinhos de super herói, Y: The Last Man possui 60 capítulos. Ou seja, sem espaço para ressurreioções e outras mirabolâncias do mundo dos quadrinhos super heroísticos!
  3. Várias reviravoltas: a série é dividida em arcos, onde cada arco traz um momento na jornada do protagonista. A cada etapa só uma coisa é garantida: nada fica do mesmo jeito por muito tempo!
  4. A qualidade é mantida até o fim: toda a história mantém seu ineditismo e qualidade, mesmo quando "tudo" é explicado. Inclusive o final também é surpreendente.
  5. Não tem super heróis: sem babaquice, a história é feita para leitores "maduros". Que querem algo condizente com sua "idade". 
Se isso não o convenceu ainda, dê mais uma chance e leia o primeiro capítulo. Apesar de não ter o impacto cultural de Wacthmen, é difícil encontrar coisa semelhante no mercado hoje. Não é a toa que pretendem fazer um filme sobre a história.
Aliás, comparando com Watchmen, prefiro muito mais Y: The Last Man...

Leadership, The Final Frontier: Lessons From the Captains of Star Trek

Artigo em inglês sobre o estilo de liderança dos capitães de Jornada nas Estrelas no mundo de Engenharia de Software:

http://www.stsc.hill.af.mil/crossTalk/2006/10/0610KimmerlyWebb.html

As 10 pessoas mais esquisitas do planeta

1. A mulher que atinge 200 orgasmos por dia
O barulho de um trem, o secador de cabelo, uma máquina fotocopiadora - tudo isso é motivo para Sara Karmen, uma britânica de 24 anos, sentir um orgasmo. Somente durante os 40 minutos de uma entrevista ao jornal News of The World, ela teve 5 orgasmos. A moça sofre da Síndrome de Excitação Sexual Persistente, que faz com que ela fique excitada por grandes períodos de tempo, mesmo sem ter um estímulo sexual. 'As vezes tenho muitas relações sexuais, na tentativa de acalmar-me.' - conta Sara.


2. O homem que não consegue engordar
O inglês de 59 anos, John Perry, pode consumir a quantidade de alimentos que quiser e não consegue engordar. O distúrbio, chamado lipodistrofia, faz com que o corpo queime rapidamente a gordura que absorve. Quando tinha cerca de 12 anos, Perry comentou que começou a emagrecer sem nenhum motivo aparente. Os médicos, imaginaram que ele estivesse sofrendo de uma úlcera estomacal. O problema de Perry é causado pela produção de insulina, que é seis vezes maior do que uma pessoa normal.


3. O homem que não sente frio
O holandês Wim Hof de 48 anos, que ficou conhecido como o 'Homem de Gelo', já correu uma maratona no Pólo Norte, apenas vestindo um short e nadou cerca de 80 metros em água gelada. Por uma condição incomum, Hof não sofre de hipotermia, como ocorre com a grande maioria dos seres humanos. Ao invés disso, o fluxo sanguíneo, que em temperaturas muito baixas é enviado apenas para os órgãos vitais, no caso dele, continua sendo fornecido para todo o corpo, não permitindo que ele sofra com ulcerações.


4. O garoto que não podia dormir
Imagine, uma criança que não dorme, nem cochila por 3 anos. Foi o que ocorreu com Rhett Lamb, que não tinha experimentado uma soneca na vida. O problema era causado por uma anomalia no tecido cerebral, chamada: má-formação de Chiari. Parte do seu crânio era anormalmente pequena e acabava exercendo uma pressão sobre o cérebro.Em maio desse ano ele passou por uma cirurgia e finalmente dormiu. Seu pai declarou que dividiu com a mãe do garoto a responsabilidade de monitorá-lo durante o sono.

5. A garota que é alérgica a água
A australiana de 19 anos chamada Ashleigh Morris não pode usufruir de hábitos comuns à jovens da sua idade. Ela não pode ter contato corporal com água. Morris sofre de um doença de pele raríssima, chamada Urticária Aquagênica, que é um processo de alergia extrema à água. Quando Ashleigh se molha, seu corpo explode em feridas e caroços, que levam cerca de duas horas para aliviar.Como não há cura ou tratamento, Ashleigh preferiu parar de fazer esportes e tudo o que a faz suar.


6. A mulher que não consegue esquecer
Uma californiana de 42 anos possui a melhor memória do mundo. A mulher, que é conhecida como Jill Price, lembra-se de quase todos os dias de sua vida, a partir dos 16 anos de idade. Segundo ela, sua memória passa como um filme, 'ininterrupta e incontrolável'. Ela, lembra claramente o que ocorreu no episódio de 'Murphy Brown' em 28 de março de 1988. Além disso, ela recorda-se de fatos mundiais e outras tantas informações que pessoas comuns não conseguem recordar. Sua anomalia chama-se síndrome hipertimésica.


7. A adolescente que se alimenta apenas de Tic Tac
Natalie Cooper, inglesa de 17 anos, sofre de uma doença misteriosa: ela vomita toda vez que ingere algum alimento sólido. A única coisa que pode ela pode comer, com segurança, é a bala Tic Tac. Inicialmente, os médicos acreditavam que a menina sofria de bulimia, mas logo abandonaram a idéia. Por razões ainda inexplicáveis, o Tic Tac é a única comida que não a deixa mal. Porém, Nathalie precisa ingerir outros tipos de nutrientes através de uma fórmula especial, via tubo.


8. O homem que está há mais de 1 ano soluçando
Chris Sands, de 24 anos, soluça em média a cada dois segundos.Chris Sands, que é músico, disse que sua carreira ficou prejudicada e acredita que a cirurgia conseguirá lhe devolver uma vida normal. Segundo os médicos do Queen's Medical Centre, um tubo será implantado no estômago de Chris para monitorar o nível de acidez, pois ele sofre de refluxo ácido, motivado por uma falha em uma das válvulas.


9. A mulher que desmaia sempre que ri
Kay Underwood, 20 anos, tem cataplexia, ou seja, qualquer espécie de emoção forte que tenha pode fazê-la desmaiar, devido ao enfraquecimento repentino dos músculos. Excitação, raiva, medo, surpresa, e até vergonha podem provocar o desmaio.Sua condição anormal foi descoberta há cinco anos, quando chegou a perder a consciência por mais de 40 vezes em um único dia. Tal como muitos dos doentes de cataplexia, Kay sofre também de narcolepsia - adormece sem mais nem menos.


10. A mulher que tem alergia à tecnologia
Ela se chama Debbie Bird e é absolutamente alérgica à tecnologia. Para ela, falar no telefone celular, cozinhar no forno de microondas ou dirigir um carro, são tarefas praticamente impossíveis. Tudo porque Bird possui uma sensibilidade ao campo eletromagnético criado pela maioria dos aparelhos eletrônicos. Como conseqüência, Debbie sofre com uma dolorosa alergia na pele e nas pálpebras. Para diminuir o problema, ela criou uma espécie de zona livre da influência eletromagnética.

Link para notícia : aqui

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Jack Bauer está de volta! '24: Redemption' estréia com boa audiência nos Estados Unidos

Já disponível em Torrents e eMule por ai...

Longe da TV desde que o final da sexta temporada de "24 horas" foi exibido em maio de 2007, Jack Bauer está de volta aos lares americanos. Mas só para uma rápida visita, já que a sétima temporada só estréia por lá em janeiro do ano que vem. O filme de duas horas de duração "24: Redemption" que abre a nova temporada foi exibido no último domingo (23) nos Estados Unidos e deu show de audiência segundo o site Contact Music. O retorno da série alcançou mais de 12 milhões de espectadores e, combinado com a transmissão de um jogo de futebol, deu à Fox americana o primeiro lugar no ranking do dia - um feito raro para a emissora!

E a crítica especializada de lá também cobriu de elogios o retorno do agente interpretado por Kiefer Sutherland. Em um roteiro muito mais sóbrio e compacto do que os vistos na série - apesar das duas horas, sub-tramas e locações foram cortados -, Jack Bauer está no meio de uma crise internacional e tem que combater o ataque de um grupo militar brutal. Jack está fugindo de uma intimação judicial para depor perante uma comissão do Senado sobre o uso indevido de tortura por esquadrões anti-terrorismo - a CTU, em Los Angeles, foi desmantelada. Ele encontra abrigo trabalhando em uma escola de Sangala, uma cidade fictícia na África, comandada por seu velho amigo Carl Benton (Robert Carlyle), um veterano das forças especiais que se tornou missionário, segundo o New York Times.

O novo inimigo atende pelo nome de Jonas Hodges (Jon Voight), um rei da guerra que fornece soldados para tropas rebeldes. Só que eles ainda são crianças e, além de treinados, são drogados para se tornarem assassinos cruéis. Um mundo bastante difícil de se viver...Como de costume, Jack está em conflito com suas escolhas e sofre com a idéia de uns terem sofrido para manter outros a salvo. A idéia central do filme, segundo a Variety, é questionar até onde os valores americanos podem ser ignorados em nome da liberdade e da segurança. Jack vai começar seu sétimo dia se questionando se os fins realmente justificam os meios.

Uma boa meta para começar 2009, não é não?Para matar as saudades de Jack Bauer por aqui, os fãs vão ter que cruzar os dedos. A Fox espera exibir o filme ainda esse ano mas não tem nada confirmado. E, enquanto a sétima temporada estréia dia 11 de janeiro nos EUA, a previsão para o Brasil é de que isso aconteça até no máximo abril de 2009.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

The IT Crowd...

...de volta na Terceira temporada.














"Have you tried forcing an unexpected reboot?" - Moss

sábado, 22 de novembro de 2008

Utilitários para músicas

Para completar TAGS de músicas (free):

Para quem não conhece... o MusicBrainz Picard é um programa muito bom de reconhecimento de músicas para completar as tags MP3.

http://musicbrainz.org/doc/AboutMusicBrainz

Ele pegou algumas músicas que eu ripei de um CD e não tinha absolutamente nenhuma informaçao... nada nas tags e apenas "track 01", track 02 e identificou uns 50% delas. Isso porque eu nem usei os recursos mais avançados, já que o MusicBrainz them outros utilitários de reconhecimento utilizando o próprio som da música.

O sistema dele é bem bacana e funciona a base de PUIDs (http://musicbrainz.org/doc/HowPUIDsWork)


Para normalizar (deixar no mesmo volume) músicas (free):
http://mp3gain.sourceforge.net/

Outro fantástico (utilitário que encontra problemas nas mp3 e corrige):
http://mp3val.sourceforge.net/

Recomendo passar o mp3val, depois o mp3gain e finalmente o musicbrainz para corrigir as tags.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Quem são os Three Kings?

Captain

Captain commanded the Constitution-class starship USS Enterprise, serving Federation interests as an explorer, soldier, time-traveler, and diplomat. Deemed to be very able to find ways "through unanticipated problems to reach [his] goals" and his leadership style is most "appropriate in a tight, geographically identical team with a culture of strong leadership."

Marshall

O Vegetariano!

Persk

Nascido em 21 de dezembro de 2012, Astabaska foi mandado de volta no tempo para procurar na mídia o que causará o fim do mundo (veja http://en.wikipedia.org/wiki/Ice-9_Type_Transition para mais detalhes)! Apesar de achar que a real causa disso tudo serão black holes (veja http://en.wikipedia.org/wiki/Farscape atualmente, sua pesquisa se concentra em grey goos (veja http://en.wikipedia.org/wiki/Replicator_(Stargate)